Tecnologia e alfabetização


A informática vem ser o outro lado da moeda, pois são através delas que as redes telemáticas e midiáticas de comunicação têm revolucionado a forma como a humanidade lida com a informação, como o tempo, estabelecendo relações locais, regionais e globais de forma antes inimaginável. A educação escolar, ou seja, o processo de escolarização que decorre e é influenciado pelo conjunto da sociedade e suas tecnologias, pode incorporar o uso do computador enquanto tecnologia digital, no sentido de possibilitar aos alfabetizandos um processo de apropriação dos códigos iniciais da língua mediada pelos recursos tecnológicos. Auxiliando diretamente na leitura e na escrita, assim como desenvolver a construção de outros conhecimentos importantes para a vida em sociedade e para os futuros anos de escolarização.
Atualmente, é preciso considerar que os alunos começam a interagir com a tecnologia muito antes de entrar na escola, pois vivem em um mundo repleto de atrativos e tecnologias avançadas, em que os brinquedos e os diversos recursos midiáticos estão cada vez mais sofisticados, despertando o desejo por descobrir cada vez mais este mundo. O trabalho com as novas tecnologias proporciona o contato com diferentes linguagens, e isso inclui a linguagem tecnológica. O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação pode proporcionar processos de comunicação mais participativos, tornando a relação professor-aluno mais aberta, interagindo de maior forma. A aula não é um espaço determinado, mas um tempo e um espaço contínuos de aprendizagem que podem ser caracterizados por diferentes estilos de professores e alunos e tecnologias. Esta visão mais ampla de tecnologias digitais a alfabetização, pensado como forma de aprender a ler e a escrever, consiste em promover a inclusão do sujeito em aspectos de convívio social, cognitivo, cultural, linguístico, entre outros, ocasionando mudanças na vida do sujeito de forma que este se torne alfabetizado. Para ser considerado alfabetizado faz-se necessário ir além da aquisição é preciso fazer uso da leitura e da escrita na sua amplitude, como função social nas atividades do cotidiano. A alfabetização, desta maneira, passou a ser pensada como um processo de aprendizagem em que as interações são estabelecidas visando a aquisição de conhecimentos e habilidades relativos à leitura e à escrita por parte dos alfabetizandos.




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