A
informática vem ser o outro lado da moeda, pois são através delas que as redes
telemáticas e midiáticas de comunicação têm revolucionado a forma como a
humanidade lida com a informação, como o tempo, estabelecendo relações locais,
regionais e globais de forma antes inimaginável. A educação escolar, ou seja, o
processo de escolarização que decorre e é influenciado pelo conjunto da
sociedade e suas tecnologias, pode incorporar o uso do computador enquanto
tecnologia digital, no sentido de possibilitar aos alfabetizandos um processo
de apropriação dos códigos iniciais da língua mediada pelos recursos
tecnológicos. Auxiliando diretamente na leitura e na escrita, assim como
desenvolver a construção de outros conhecimentos importantes para a vida em
sociedade e para os futuros anos de escolarização.
Atualmente,
é preciso considerar que os alunos começam a interagir com a tecnologia muito
antes de entrar na escola, pois vivem em um mundo repleto de atrativos e
tecnologias avançadas, em que os brinquedos e os diversos recursos midiáticos
estão cada vez mais sofisticados, despertando o desejo por descobrir cada vez
mais este mundo. O trabalho com as novas tecnologias proporciona o contato com
diferentes linguagens, e isso inclui a linguagem tecnológica. O uso das
tecnologias de informação e comunicação na educação pode proporcionar processos
de comunicação mais participativos, tornando a relação professor-aluno mais
aberta, interagindo de maior forma. A aula não é um espaço determinado, mas um
tempo e um espaço contínuos de aprendizagem que podem ser caracterizados por
diferentes estilos de professores e alunos e tecnologias. Esta visão mais ampla
de tecnologias digitais a alfabetização, pensado como forma de aprender a ler e
a escrever, consiste em promover a inclusão do sujeito em aspectos de convívio
social, cognitivo, cultural, linguístico, entre outros, ocasionando mudanças na
vida do sujeito de forma que este se torne alfabetizado. Para ser considerado
alfabetizado faz-se necessário ir além da aquisição é preciso fazer uso da
leitura e da escrita na sua amplitude, como função social nas atividades do
cotidiano. A alfabetização, desta maneira, passou a ser pensada como um
processo de aprendizagem em que as interações são estabelecidas visando a aquisição
de conhecimentos e habilidades relativos à leitura e à escrita por parte dos
alfabetizandos.
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