Sugestão de atividades:Classificação e Seriação



Para realizar ambas as atividades é preciso que a criança manipule objetos, ela precisa contar tampinhas, pegar bolinhas, apertar brinquedos, separar, agrupar brinquedos antes mesmo de ter a compreensão do que é a quantidade ou números em si.
Na classificação, por exemplo, a criança deve observar os brinquedos, (exemplo: o carrinho verde, o gato peludo, o patinho tem apenas duas patas...) Enquanto na seriação a criança cria uma escala de tamanho construindo a cada objeto que acrescenta, formando assim uma linha comparativa do maior para o menor ou do mais grosso para o fino e assim por diante.
Já na seriação antecede a criança para o entendimento da sequencia numérica, ela vai manipular os objetos, trocar de lugar, comparar, ver qual é o maior qual o menor.
Atividade de classificação:

Em círculo sentados  no chão, a professora irá distribuir ao meio vários brinquedos sendo que todos deverão ter pares (exemplo: dois carrinhos, duas bolas, dois ursos de pelúcia...), onde eles poderão pegar os mesmos e observar, sendo assim a professora irá pedir que um determinado aluno pegue um determinado objeto e o par consecutivamente, assim ele deverá dizer as características do dois classificando as diferenças e igualdades dos brinquedos.


Atividades de Seriação:
Com os mesmos brinquedos e da mesma forma, as crianças deverão guardar os objetos em caixas do maior ao menor, cores claras a cores escuras.

Comentários