Para realizar ambas as atividades é preciso que a criança
manipule objetos, ela precisa contar tampinhas, pegar bolinhas, apertar
brinquedos, separar, agrupar brinquedos antes mesmo de ter a compreensão do que
é a quantidade ou números em si.
Na classificação, por exemplo, a criança deve observar os
brinquedos, (exemplo: o carrinho verde, o gato peludo, o patinho tem apenas
duas patas...) Enquanto na seriação a criança cria uma escala de tamanho
construindo a cada objeto que acrescenta, formando assim uma linha comparativa
do maior para o menor ou do mais grosso para o fino e assim por diante.
Já na seriação antecede a criança para o entendimento da
sequencia numérica, ela vai manipular os objetos, trocar de lugar, comparar,
ver qual é o maior qual o menor.
Atividade de classificação:
Em círculo sentados
no chão, a professora irá distribuir ao meio vários brinquedos sendo que
todos deverão ter pares (exemplo: dois carrinhos, duas bolas, dois ursos de
pelúcia...), onde eles poderão pegar os mesmos e observar, sendo assim a
professora irá pedir que um determinado aluno pegue um determinado objeto e o
par consecutivamente, assim ele deverá dizer as características do dois
classificando as diferenças e igualdades dos brinquedos.
Atividades de Seriação:
Com os mesmos brinquedos e da mesma forma, as crianças
deverão guardar os objetos em caixas do maior ao menor, cores claras a cores
escuras.
Comentários
Postar um comentário