Explorar com as crianças diferentes suportes e diferentes
instrumentos.
Faça um relato, acompanhado de fotos, sobre essa experiência.
Levei para sala de aula papel cartaz, tinta guache, cores azul,
amarelo, vermelho, azul, verde, preto e bege. Pincel escolar, esponjas, rolos
de pintura e trincha pincel ¾.
Após mostrar as imagens de Monet e Van Gogh e falar um pouco
sobre os dois pintores que realizam as obras de artes aqui propostas e
oferecendo as diversas formas que poderiam utilizar, os alunos resolveram
construir suas próprias obras de arte.
Em alguns momentos perguntaram se poderiam colocar na sala de
suas casas e se poderiam dar de presente a alguém? Respondi que os grandes
pintores normalmente começaram muito cedo as pinturas das telas e que poderiam
sim fazer o que estavam me perguntando.
O grande grupo gostou muito de usar a esponja nesse processo,
pois acharam que a tinta ficava um pouco mais encharcada mas com bolinhas
secas. Então exploraram bastante esta ferramenta.
2. A partir de um comentário das crianças ou de alguma ação,
como vocês poderiam desenvolver uma proposta?
Em momentos como misturar as cores, qual cor criaria e usando
papéis mais grossos ou tecidos poderiam colar em madeiras para virar quadro.
3. Como vocês poderiam avaliar o que as crianças realizaram,
lembrando que o processo é tão importante quanto o produto?
Desde o inicio da atividade foi possível observar o quanto eles
queriam levar a perfeição, com medo de errar e não poder apagar, cuidaram
minuciosamente os que ali estavam realizando, então podem dizer que o que
realizaram foi realmente uma obra de arte, e me vem claramente na memória a
história do nosso pintor Romero Brito que veio de uma classe média, onde com
sua vontade e seu dom conquistou o mundo.
Comentários
Postar um comentário