Trago neste momento um breve comentário de como foi trabalhar os jogos na sala de aula:
Presenciais:
Como trabalho com alfabetização, irei relatar aqui jogos que confeccionei e que realizei com meus alunos no decorrer deste ano.
Bingo alfabético: Cada aluno confeccionou uma cartela do bingo, utilizando palavras que já aprenderam até o momento, as famílias silábicas trabalhadas foram B, C, D, F, G, e J. Cada cartela comportou 12 palavras. Após a confecção eles trocaram entre si e eu fui sorteando as palavras até que algum aluno chegar a preencher até o fim a cartela.
Comentário: Durante este jogo, foi possível observar que alguns alunos ficaram com medo de perder o jogo e mesmo sem entender a palavra acabavam riscando a mesma. Então recomeçamos o jogo e assim as vezes com ajudas dos colegas que já tinham mais facilidade com as palavras mencionadas, conseguiram concluir utilizando todas as palavras ali citadas.
Silabário: Também usando as famílias silábicas utilizadas até o momento construímos um silabário dentro de caixas de leite, onde todos os dias cada aluno tem que tentar adivinhar quais as palavras que um determinado colega colocou em seu silabário.
Comentário: Esta atividade foi muito divertida, pois para que seus colegas tentassem adivinhar a palavra, alguns davam dicas e do que poderia ser e assim a imaginação fluiu com muita facilidade.
Jogo da memória: Tradicional jogo da memória, mas este com uma carta com a gravura e outra com a palavra, devem jogar entre quatro, quem tiver mais cartas é o vencedor.
Comentário: Um jogo tradicional mas que ainda desperta muito interesse, todos gostaram muito de jogar, e o teor competitivo aumentou muito, alguns alunos ainda demonstraram dificuldades na leitura , porém ao ver as gravuras tentavam adivinhar as palavras.
Formando Frases: Separados em grupos, cada grupo ganha uma quantidade de palavras, quem formar maior quantidade de frases é o vencedor. Mas não pode sobrar nenhuma palavra.
Comentário: No primeiro momento formaram frases faltando palavras , frases desconexas , então após a correção , foram retomando as palavras e assim formando as frases, tivemos dois alunos que não gostaram da atividade então não queriam participar, mas com bastante conversa voltaram aos grupos.
Atividade anterior: https://josileao50.blogspot.com/2016/07/coletanea-de-jogos.html
Comentários
Postar um comentário