Linguagem e escrita.




A atividade foi extremamente divertida e instigante.
Foi construído por cada aluno um fantoche de dedo “dedoche”, com os animais do nosso zoológico. Após a confecção realizamos uma história coletiva onde cada um dele falou sobre seu animal e como bons contadores de histórias acabaram quase montando uma fábula. Em alguns momentos tive que auxiliar com palavras pra não tornar incoerente.
Após o término da construção da história eles copiaram a mesma e realizamos interpretação textual, palavras retiradas do texto e atividades ortográficas, além da leitura individual e em grupo.
Análise:
A atividade construída favorece o raciocínio, a linguagem e exige aos alunos que exista coerência na escrita e na fala, assim possibilitando o criar, agir, estabelecendo relações de diálogos, assim desenvolvendo a capacidade de expressão. Mas claro que nem todos os alunos são iguais uns acabam tendo mais desenvoltura que outros sabendo se expressar de forma mais clara. Ma o grupo em si acaba auxiliando uns aos outros. Então entendo que segundo Piaget é através da ação e interação com objeto de conhecimento e na interação com seus pares, através da linguagem que o individuo constrói conhecimento. E ambos Piaget e Vigotsky afirmam que as crianças aprendem interagindo com o meio social através da linguagem e com o objeto de conhecimento.

Comentários