Roteiro inicial do vídeo, disciplina questões étnicos- raciais na educação.

Roteiro inicial:
Como estamos com o tempo muito curto eu e minha colega, resolvemos relatar a história de uma colega nossa do governo do estado, não pensamos em muitas histórias, fomos diretamente a ela, pois sim é uma bela história.
Faremos em dupla: Josi Leão e Kasandra dos Santos.
Hoje Professora C. exerce a função de diretora de uma escola com um pouco mais de cem alunos no centro de Sapucaia do Sul.
Logo no nascimento foi abandonada pela mãe por ter nascido branca e abandonada em uma instituição, após foi levada para Febem, voltou para instituição,  filha de pais negros a mãe esperava que a filha fosse negra, mas na realidade ela veio com a pele clara. Foi criada com mais irmão de criação onde teve uma vida sofrida e miserável.
Casou cedo para sair de casa, morava em Júlio de Castilhos e veio assim que casou para a região metropolitana, ambos não conseguindo emprego voltou para sua cidade natal. Levou sempre com ela a rejeição de sua mãe e as piadas dos irmãos e vizinhos por ser branca. Resolveu voltar estudar, pois tinha largado os estudos para trabalhar em casa de favores realizando faxinas, para auxiliar no sustento básico da casa onde morava com sua mãe de criação e seus irmãos. Concluiu o magistério, com muita vergonha até mesmo dos professores, não somente pelo fato de não ter materiais, mas pelo fato de todos conhecerem ela naquela cidade como a menina branca filha dos negros.



Ao terminar o magistério, prestou concurso para professora do Governo do estado, foi aprovada em uma boa colocação, assumiu o cargo, ficou o estágio probatório ainda na cidade natal, até que ao encerrar o estágio, pediu remanejo e voltou para a cidade de Sapucaia do sul, onde reside até o momento, relata que aqui ela é apenas a Carmen sem precisar dizer a ninguém suas origens.

Comentários