O conceito de multiplicar ao
ser introduzido em sala de aula acaba trazendo certa preocupação de como chegar
ao resultado almejado, mas com o passar dos dias acabam enxergando a facilidade
ao compreender a forma de como calcular e chegar ao resultado.
Já o dividir não é uma tarefa fácil, pois não
entra necessariamente já nos cálculos e problemas matemáticos, a mesma inicia
na primeira infância onde já existem as divisões dos brinquedos e lanches. Por
isso ao chegar à etapa com os números a visão de divisão já foi apresentada,
basta saber se já foi compreendida.
Ao introduzir em sala de
aula a divisão levamos algum tempo para que possam ser compreendido, mas assim
como a multiplicação quando compreendem como chegar ao resultado torna-se muito
fácil a eles.
Compreendo que o material concreto é a melhor forma para realizar a divisão e a
multiplicação, o que acabo fazendo também em minha sala de aula, são com
brinquedos e jogos de montar que inicio este processo, mostrando realmente como
realizar os cálculos e obter o resultado esperado. Levarei para minha sala de
aula a proposta de leva-los ao pátio para que tendo uma visão mais ampla do
local, possamos também realizar histórias matemáticas.
Comentários
Postar um comentário