Durante
a disciplina, foi possível sentir quanto à música nos traz um enriquecimento às
aulas. Sempre utilizei muito desta ferramenta em minhas aulas, pois venho de
uma família musicista, onde acabo apreciando demais tudo que se relaciona a
música.
Levar
brincadeiras de roda, poesias em músicas, danças e até mesmo apenas escutando
música durante a aula, acaba trazendo um prazer muito grande, não somente aos
ouvidos como também para alma, para tranquilidade.
Weigel, afirma que “O desenvolvimento psicomotor ocorre com o
apoio da música, uma vez que o ritmo é uma sequência que gera movimentos, tais
movimentos refletem numa bagagem psicomotora rica, já que o movimento é tudo na
vida de qualquer pessoas e tão mais importante na vida de uma criança, pois sem
ele a criança enfraqueceria física e mentalmente.” (WEIGEL 1988, p. 14).
Ao
levar a música para sala de aula, podemos abrir variedades de atividades
através dela, explorar cada estrofe, cada movimento, cada palavra... Trazer o
rela sentido do que a mesma está nos trazendo. Pois a música além de ser
utilizada da forma como já mencionei, ainda podemos usar para o desenvolvimento
cognitivo, afetivo e motor, psíquico e acaba também sendo uma forma de
transmitir ideias e informações.
Também
durante a disciplina, após olhar o filme Minha voz, Minha vida; pude perceber o
quanto muitas vezes utilizamos de forma errada nossa voz e com isso acabei
doutrinando alguns aspectos que observei ao longo do filme. Já na segunda
atividade onde montamos um dicionário de Termos Musicais, foi de grande
aprendizado, pois ali conseguimos observar que a música não é somente a melodia
e sim um contexto de melodia, harmonia e ritmo.
Referências:
Portaldaeducacao.com.br
Comentários
Postar um comentário