ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET



Piaget conclui que o progresso das crianças passa por quatro estágios e que todas passam por eles nas mesmas ordens.
Estágio
Características
Jogos e brincadeiras
Sensório-motor         ( até 2 anos)
Nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações.
Lançar, rolar, bater, morder, apertar brinquedos e objetos, empilhar peças e brinquedos. Brinquedos sonoros como chocalhos e brinquedos sonoros.
Pré-operatório     (dos 2 a 7 anos)
É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa em uma linguagem comunicativa.
Brincadeira de faz-de-conta, imitação, representação de diferentes papéis.
Operatório-concreto  
(7 aos 11 anos)
Nesta fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista dos outros, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de agrupamento e conseguem realizar atividades concretas, que não existe abstração.
Correr, pular, saltar, brincadeiras de roda, de tabuleiro, quebra-cabeça, dominó, jogos em grupo de estratégias e esportivos.
Operações formais (11 anos até vida adulta)
É a fase transição para o modo adulto de pensar. É durante esta fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e ideias abstratas.
Jogos com regras e com mais dificuldades, dama, xadrez,  jogo de cartas. Jogos mais estruturados.

Referências:
Piaget. J. A Vida e o Pensamento do Ponto de Vista da Psicologia Experimental e da Epistemologia Genética. In.: Piaget. Rio de Janeiro: Forense Universitária.


Comentários