Brincar é importante porque...



Brincar faz parte do processo de aprendizagem de qualquer ser humano, iniciamos na infância e podemos levar a alguns momentos da fase adulta. É possível notar que, independente da idade, a brincadeira pode inserir-se como elo do objeto do conhecimento com a aprendizagem, assim possibilitando um conhecimento mais sólido. Sendo assim, o brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem.
O professor, papel fundamental e responsável pela organização das situações de aprendizagem, deverá saber o real significado da brincadeira para o desenvolvimento de seus alunos. É ele quem deve oferecer um espaço que utilize brincadeiras com as aulas cotidianas, deve ser um ambiente favorável à aprendizagem e que principalmente proporcione alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar. Na realidade o professor não precisa ensinar as crianças a brincarem, pois este é um ato que acontece naturalmente, o que cabe ao professor é planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, proporcionando a eles a possibilidade de escolher os objetos a serem brincados. E sempre gosto de frisar que é através da brincadeira que as crianças podem transferir suas emoções, sentimentos, conhecimentos e aprender regras sociais. Sendo assim o professor é o mediador da aprendizagem e deve fazer uso de novas metodologias, procurando incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu maior objetivo é formar crianças atuantes, reflexivos, críticos, dinâmicos, participativos, autônomos e capazes de enfrentarem desafios.
Crianças e brincadeiras é a mais perfeita combinação existente, é impossível imaginar uma criança que não goste de brincar, que não deixe a imaginação levá-la aonde ela quiser. Por isso, o brincar consente pensar em um ensino e numa aprendizagem mais envolventes e mais próximos do real, pois leva a fazer uma ligação entre a realidade e a fantasia. E quem nunca fantasiou em sua infância, quer momento mais prazeroso que viajar para qualquer lugar do mundo, brincar, correr, gritar e sorrir somente através da imaginação? Por isso é fundamental reconhecer a brincadeira como uma estratégia a mais dentro da sala de aula, sempre tornando como mais um instrumento pedagógico, já que sabemos que a brincadeira desenvolve os aspectos físicos, sensoriais, além do desenvolvimento emocional, social e da personalidade da criança.
Também é importante lembrar que as brincadeiras que são desenvolvidas com as crianças precisam estar de acordo com a o desenvolvimento em que elas se encontram. Isso possibilita maior eficácia na construção da aprendizagem. Uma brincadeira ou um jogo raramente são praticados individualmente, e é nessa troca presente na situação de brincar que se promove o crescimento.
Neste mundo em que vivemos hoje tão complexo, com seres únicos que convivem com tanta diversidade em vários contextos e com tantas informações, com todas as facilidades tecnológicas, não podemos ignorar que as relações andam bem diferentes. Mas as brincadeiras continuam a se fazer presentes na vida de todos os seres humanos, seja por meio das tradicionais brincadeiras de roda ou das tecnologias, como celulares, vídeo games e tabletes.
Enfim, o professor precisa priorizar o lúdico em sua prática pedagógica, valorizando a liberdade de aprender pelo mecanismo mis simples e mais eficiente, a brincadeira.

Para atingir esse objetivo, ele deverá ter consciência de que necessita realizar estudos e pesquisas sobre temas relativos à aprendizagem, buscando e testando novas estratégias de ensino que atendam adequadamente à necessidade de formação de seus alunos.






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