Motivo!



Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.


O que você deseja falar sobre este poema?
Que a música é poesia e que independentemente   de como nossa vida esteja é através do poema que ecoamos a nossa felicidade.
Que sentimentos o poema evocou em você?
Sentimento de Liberdade, de saber eu nossos pensamentos são livres e podemos expressar eles em forma de poemas.
O que mais lhe chamou a atenção?
A leveza com que ele coloca as palavras no poema , além de ser um poema com rimas muito bem colocadas.
Como a gente poderia brincar com esse poema? Poderíamos transformar ele? Como faríamos?
Quando li o poema levei ele para minha sala de aula, onde trabalho com alfabetização, 1º e 2º ano, no primeiro momento li o poema e após li uma segunda vez explicando cada “estrofe” do mesmo. Realizei uma roda de conversa onde fiz as mesmas perguntas que respondi aqui, claro várias respostas obtive , mas todas voltadas para o encantamento que é poder colocar em um poema ou música aquilo que sentimos.
Após este momento os convidei para que utilizássemos o poema em algum ritmo de música que já conhecíamos ou inventar um ritmo a ele. Enfim acabamos cantando no ritmo da canção conhecidíssima, atirei o pau no gato. Eles adoraram!!

Também trabalhamos palavras rimadas, utilizando palavras do poema e confeccionamos um dominó das rimas, e por fim realizaram desenhos livres transferindo assim o que sentiram com o poema. Foi uma aula super divertida onde utilizamos um poema maravilhoso.

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